Síndrome da Banda Ilio-Tibial
O quadril é uma articulação de bola e encaixe entre a cabeça do fêmur (bola) e o acetábulo da pelve (soquete). Esta articulação está protegida por várias camadas de músculos e ligamentos. Uma dessas estruturas é a banda iliotibial (ITB), que muitas vezes é uma das causas de dor e disfunção na região do quadril.
Anatomia e Biomecânica
O ITB é uma banda de tecido conjuntivo forte (fascia), que começa na parte externa da pelve e desce ao longo da coxa, até a sua inserção na face externa da tíbia proximal.
O músculo que se conecta ao ITB é conhecido como o Músculo Tensor da Fascia Lata. Sua principal ação é abduzir (abrir a coxa para o lado), também funciona como um estabilizador do quadril e joelho durante atividades físicas.
O ITB pode se tornar doloroso em qualquer lugar ao longo de sua distribuição do lado de fora da coxa, mas é mais comumente agravada perto de seus pontos de inserção no joelho ou no quadril. Esta dor é muitas vezes o resultado do atrito excessivo criado pela ITB contra estruturas ósseas perto destas inserções. A dor pode ocorrer perto da articulação do quadril e.ou ao longo do eixo do fêmur para a parte externa do joelho. O atrito anormal é frequentemente relacionado ao desempenho de atividade repetitiva, as vezes excessivas na presença de incorretos alinhamentos biomecânicos, ou alterações na função ou na forma, como discrepância (diferentes comprimento dos MsIs).
Sintomas
A dor pode ocorrer perto da articulação do quadril e/ou
ao longo do eixo do fêmur com irradiação para a parte externa do joelho, pioram com a atividade e melhoram com o repouso
Causas
Causas comuns podem vir, do uso excessivo do músculo em atividades como corrida/ciclismo/caminhadas/levantamento de peso (especialmente em agachamento), atividades em terrenos irregulares, subidas e descidas.
Disfunções biomecânicas, comprimento diferentes dos membros inferiores (discrepâncias), joelhos arqueados, rotação excessiva das pernas, outras deformidades, fraca estabilidade mecânica do quadril, estrutura encurtadas submetidas à solicitações excessivas
Fatores de risco
Independentemente do mecanismo específico (alinhamento, fraqueza, esforço repetitivo), a dor da ITB é geralmente causada pela sobrecarga sobre as estruturas moles do quadril e joelho.
Prevenção
Enquanto a dor, inflamação e causas subjacentes do problema, são consideradas e tratadas, deve ser recomendado que o paciente se abstenha de participar de atividades físicas, porque a maioria determina estresse sobre a articulação lesada. Isso nem sempre significa absoluta parada de todos exercícios, o paciente deve ouvir seu médico para que seja determinado, os exercícios individualizados e as orientações com possíveis restrições.
Principais problemas
Traumas
Doenças
Doenças
Distúrbios Anatômicos Funcionais
Distúrbios Anatômicos Funcionais
Doenças
Doenças
Desgaste Natural
Traumas
Distúrbios Anatômicos Funcionais
Distúrbios Anatômicos Funcionais